domingo, 18 de agosto de 2013

O diário de uma ex-Gordinha - Siluandra Scheffer

"O maior problema de ser gordo não está apenas na gordura acumulada no corpo: muitas pessoas, quando engordam, se abandonam. Ao nos olharmos no espelho, vemos a gordura, somente ela. Como se qualquer sinal de beleza e saúde fosse engolido pelo sobrepeso. O gordo rejeita a própria imagem. Olha-se e pensa que não pode ter cabelos bonitos, dentes saudáveis, mãos e pés bem tratados. Que um gordo não tem um belo sorriso e olhos marcantes. As roupas não lhe caem bem. Jamais será elegante. Ou sensual. Ao gordo, portanto, só resta conformar-se em ser essa massa disforme e lenta, que se arrasta pelo mundo sem qualquer atributo." - pág. 66

"Aos 17 anos, a maior parte do tempo eu queria me esconder, fugir, me enterrar no primeiro buraco que encontrasse. Achava-me muito inferior a todo mundo e se alguém me desrespeitasse, não sabia revidar. Já era normal, eu tinha me acostumado a ser motivo de brincadeira das pessoas. Mas aquilo, pra mim, já não tinha graça alguma." - pág. 68

"É difícil reproduzir a sensação de ser desprezada abertamente por ser gorda."- pág. 71

"Se você se propõe a um processo radical de emagrecimento, corta toda a avalanche calória desnecessária que está acostumada a consumir, quase sempre numa tentativa vã de compensar frustrações e carências, pagará um preço, claro. O começo é difícil porque a comida, digo, as sensações que um prato cheio e gorduroso ou um pote enorme de sobremesa proporcionam podem ser tão viciantes quanto o tabaco ou o álcool." - pág. 77

"Não acredito em padrões impossíveis. A beleza é algo que se encontra em quem está de bem com a própria vida e em ordem com o coração. É antes um sentimento de amor consigo mesmo e com os outros. E quem ama, cuida, protege e quer o melhor." - pág. 97

Nenhum comentário:

Postar um comentário